.

.

Tao representa a eterna e imutável Lei que atua através da mutação, o sentido do Universo, a Via, o Caminho. Harmonizar nossos pensamentos, nossas atitudes à Vontade Cósmica, equivale a cumprir o Tao como Lei natural.

Translate

sábado, 26 de março de 2011

O Tao do Homem Superior

O sábio Confúcio disse: "O homem bom o descobre e o denomina o bondoso. O homem sábio o descobre e o denomina o sábio. O povo o utiliza dia após dia e nada sabe sobre ele, pois o Tao do homem superior é raro."



O Tao se manifesta de forma diferente em cada indivíduo, de acordo com o que lhe é próprio. O homem de ação, para o qual a bondade e o amor humanitário têm um valor supremo, descobre o Tao dos processos cósmicos e o denomina a suprema bondade: "Deus é o amor". O homem contemplativo, para o qual a sabedoria tranquila é o bem supremo, descobre o Tao do universo, e o denomina a suprema sabedoria. O vulgo vive dia após dia sendo continuamente sustentado e nutrido pelo Tao, mas nada sabe sobre ele, pois vê apenas o que tem diante dos olhos. Pois o caminho do homem superior, que vê não apenas as coisas mas antes o Tao das coisas, é raro. O Tao do universo é, na verdade, a bondade e a sabedoria, mas em sua essência última o Tao está também além da bondade e da sabedoria.

O Livro das Mutações - I Ching - Richard Wilhelm
Prefácio de C. G. Jung. Editora Pensamento.




2 comentários:

  1. namastê alma iluminada venho agradeçer por estar seguindo meu humilde blogger, e também retribuir já estou seguindo este maravilhoso blogger parabéns o Tao me fascina sou apaixonado pelos ensinamentos do mestre lao Tse estarei add seu link aos blogger parceiros se quiser uma parceria ou quiser add meu banner ou link ficaria lisonjeado, se vc tiver mais bloggers me comunica para que Eu Possa segui-los Minhas Reverencias Carla
    O Mestre®
    http://www.teosofiaocultaesoterica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Querido Amigo.

    Temos muita coisa em comum, também adorei seu blog. Muito obrigada por sua preciosa amizade!

    Namastê!
    Carla Filizzola.

    ResponderExcluir